Alfabetização pelo Método das Boquinhas - Duque de Caxias / RJ - Duque de Caxias / RJ

Alfabetização pelo Método das Boquinhas - Duque de Caxias / RJ

ALFABETIZAÇÃO PELO MÉTODO DAS BOQUINHAS - DUQUE DE CAXIAS / RJ - DUQUE DE CAXIAS / RJ

Ministrante: Michelle Corrêa Santos Multiplicadora do Método das Boquinhas, Pedagoga, Psicopedagoga, Psicanalista Clínica,Screener da Síndrome de Irlen, Brinquedista pela ABBri, Pós graduanda em Neuropsicologia Clínica e Psicomotricidade, Neuropsicopedagogia Clínica e Reabilitação Cognitiva, Pós Graduanda em Transtorno de Espectro Autista, ABA (Intervenção ABA para autismo e Deficiência Intelectual) e Terapia Cognitivo Comportamental(TCC).

  • Colégio Instituto Alves Correa - Rua Trimonte nº 38 - Jardim Primavera - Duque de Caxias, Rio de Janeiro Ponto de Referência:Depois do Ciep 209 - Bom Retiro, vira a 1ª esquerda. - Duque de Caxias, RJ
  • 19/10/2019 08:00:00 até 20/10/2019 18:00:00
  • Presencial com WhatsApp
  • Produção Michelle Santos
  • michelle@metododasboquinhas.com.br

Descrição Completa

  • SAIBA COMO ALFABETIZAR COM EFICÁCIA

Boquinhas é um método de neuroalfabetização. É multissensorial e fônico. Alia fonema (som) ao grafema (letra) pelo articulema (boca). Traz benefícios porque: pela rápida aquisição do Sistema de Escrita Alfabética; melhora as dificuldades de aprendizagem; melhora a cognição geral; promove a inclusão pedagógica; traz ganhos na autoestima de quem ensina e de quem aprende.

GARANTA AGORA MESMO A SUA VAGA!!!!

Certificado | Apostila | Coffee Break

Público Alvo

Professores da rede municipal ou particular de educação infantil, ensino fundamental, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos educacionais, fonoaudiólogos envolvidos com a educação, num total de até 50 profissionais.

Objetivo Geral

  • Proporcionar desenvolvimento e aperfeiçoamento aos profissionais.

Objetivos Específicos

 · Capacitar o educador a conhecer a fundamentação neuropsicológica do processo de aquisição da leitura e escrita; · Capacitar o educador a conhecer a Psicogênese da Escrita, usando-a nos princípios do SEA; · Capacitar o educador a alfabetizar e letrar crianças com a proposta oferecida nos livros do Método das Boquinhas; · Capacitar o educador a utilizar os livros Alfabetização com Boquinhas, A Construção da Alfabetização e Aprender + com Boquinhas; · Capacitar o educador a conhecer o Mapa de Ideias para produção textual; · Participar de oficinas de trabalho para treino dos objetivos anteriores. Programa do curso 1º período · Os processos neuronais de aquisição da leitura e escrita; · O letramento no Ensino Fundamental I e sua distinção do SEA; Os princípios do SEA e suas implicações na sala de aula; · As rotas de leitura fonológica, lexical e dupla rota; · As fases da escrita segundo a psicogênese da escrita; · Métodos de alfabetização e seus entraves; · Distinção entre erros esperados no processo de aquisição e erros patológicos; · Oficina com treino dos conteúdos tratados. 2º período · O erro como ferramenta de trabalho; · O trabalho da consciência fonológica e fonêmica; · Pressupostos teóricos do Método das Boquinhas; · O trabalho dos articulemas (vogais e L-P-V-T) e consciência fonoarticulatória; · Vogais: passagem da hipótese pré-silábica para silábica; · A sílaba e o processo alfabético de escrita; · Oficina com treino dos conteúdos tratados. 3º período · O trabalho dos articulemas (M-B-N-F-D) e consciência fonoarticulatória. · Letras com oposição de sonoridade (surdas/sonoras); · O trabalho dos 

articulemas (C/QU-R/RR-G-r-J-S-X-Z-LH-NH) e consciência fonoarticulatória. · As dificuldades ortográficas; · As sílabas complexas; · Trocas de letras e sua recuperação segundo o livro Caderno de Exercícios; · Oficina com treino dos conteúdos tratados.

 VEJA O PROGRAMA DO CURSO

  • Os processos neuronais de aquisição da leitura e escrita;O letramento no Ensino Fundamental I e sua distinção do SEA;
  • Os princípios do SEA e suas implicações na sala de aula; 
  • As fases da escrita segundo a psicogênese da escrita;
  • Métodos de alfabetização e seus entraves:
  • Distinção entre erros esperados no processo de aquisição e erros patológicos;
  • Oficina com treino dos conteúdos tratados.
  • A consciência fonológica e fonêmica;
  • A consciência fonoarticulatória Boquinhas;
  • O trabalho com as vogais: passagem da hipótese de escrita pré-silábica para silábica;
  • As letras e articulemas L-P-V-T: hipótese de escrita silábica-alfabética;
  • As letras M-B-N-F-D e o erro como ferramenta de trabalho;
  • Oficina com treinos dos exercícios dos livros para Alfabetização.
  • As letras com oposição de sonoridade (surdas/sonoras);
  • O trabalho dos articulemas C/QU-R/RR-G-r-J-S-X-Z-LH-NH;
  • As dificuldades ortográficas;
  • As sílabas complexas;
  • Velocidade de leitura e os movimentos sacádicos dos olhos; 
  • Aglutinações e segmentações na escrita;Oficina com treinos dos exercícios dos livros para Alfabetização.

Metodologia: Aulas expositivas teóricas e oficinas práticas do conteúdo apresentado.

 

Detalhes Adicionais

  • Início 19/10/2019 08:00:00
  • Fim 20/10/2019 18:00:00
  • Local Colégio Instituto Alves Correa
  • Endereço Rua Trimonte nº 38 - Jardim Primavera - Duque de Caxias, Rio de Janeiro Ponto de Referência:Depois do Ciep 209 - Bom Retiro, vira a 1ª esquerda.
  • Cidade Duque de Caxias
  • Estado RJ
  • Região Sudeste

Comentários

Inscrição

LOTE 02
R$ 287,00
Pague em até 12x
Parcela Mínima R$ 50,00

Encerrado